H.Mourato

H.Mourato

terça-feira, 18 de julho de 2017

Carta do Ministro da Cultura



 
Henrique Mourato completou no passado dia 10 de Maio de 2017, setenta anos de vida e cinquenta de uma recheada carreira artística, que representa e simboliza muitas das dimensões criativas da sua longa vida artística:
- o desenho e a pintura, em primeiro lugar, atividades de formação que se tornariam dominantes, e com as quais se apresentou em inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro e dos quais editou livros; 

- mas também a gravura, disciplina que abraçou e na qual inovou;
- a escultura, com a realização de uma dezena de peças ao ar livre na região de Coimbra;
- e até a azulejaria, em painéis colocados em vários pontos do país;
- essas várias dimensões plásticas traduziram-se em cenários e telões para peças de teatro e de dança;
- mas também se desdobraram na ilustração de inúmeras capas de livros, CDs, jornais e revistas, de que é assíduo colaborador.

Henrique António Afonso Mourato nasceu em Santiago do Cacém, terra do inesquecível Manuel da Fonseca. Estudou com Manuel Cargaleiro e Artur Bual, que o introduziram no mundo da experimentação plástica que caracterizou toda a segunda metade do século XX e a que se tem mantido fiel. Fez a sua primeira exposição com vinte anos e, desde então, apresentou as suas obras em vários países da Europa, da Espanha à Polónia, mas também no Brasil e no Japão. 

É conhecida a sua estreita ligação com a ilustração da poesia e de personalidades poéticas, em especial a de Fernando Pessoa, de quem procurou, nas suas palavras, «dar perspetivas mais ou menos ortodoxas […] da vida íntima, marginal, indisciplinada e fingidora do poeta». É também conhecido o gosto que tem em retratar Autores da Língua Portuguesa. 

Venho desejar que o reconhecimento que tem sido feito, ao longo de décadas, da obra de Mestre Henrique Mourato, que se materializa na sua presença em numerosos museus e na edição de livros, possa ser ainda mais aprofundado no futuro junto de públicos cada vez mais jovens, que têm muito que aprender com a sua irreverência artística e com o seu grande amor de Artista pela Língua e pela Literatura!

Um grande abraço de Parabéns
do Luís Filipe Castro Mendes
Ministro da Cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário